terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Terapia experimental de bacteriófago


       O primeiro ensaio clínico dos EUA de terapia bacteriófago administrada por via intravenosa recebeu a aprovação da FDA. O julgamento proposto de fase 1 e 2 Avaliará a segurança, tolerabilidade e eficácia de uma terapia experimental de bacteriófago para pacientes com dispositivos de assistência ventricular (DAV) que desenvolveram infecções de Staphylococcus Aureus.


Mais informações...........



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Instrumental liberação tecidos moles funciona?


Mobilização de tecidos moles assistida por instrumentos (IASTM)

A evidência atual não suporta o uso de IASTM para melhorar a dor, função ou amplitude de movimento em indivíduos saudáveis ​​ou com patologias variadas.

Veja aqui....



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

treinamento de resistência e obesidade em jovens.

      O treinamento de resistência pode ter um efeito sobre o status de peso em jovens. No geral, mais pesquisa associando treinamento de resistência e controle nutricional e psicológico devem ser realizadas para investigar o impacto da mudança de hábitos e atividades na juventude, pois poderia ter um papel a desempenhar no tratamento e prevenção da obesidade.

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30128805



Reabilitação LCA na infância ou adolescência.


    A tendência atual dos vários protocolos de reabilitação do LCA específicos para pediatria, categorizados por intervenção ortopédica. Vários protocolos são baseados em quadros de tempo, em vez de marcos alcançados, com os protocolos mais recentes envolvendo progressão baseada em marcos. Novos protocolos também estão incorporando programas formais de prevenção. Assim como os pacientes esqueleticamente imaturos exigem métodos únicos de fixação operatória, eles também exigem protocolos de reabilitação específicos. Para prevenir efetivamente a re-ruptura ou lesão contralateral e com critérios pré determinados para retorno ao esporte para pacientes jovens.


https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27490007



sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Palmilha termomoldada



Há necessidade de palmilhas especiais para militares?
Há necessidade de palmilhas especiais para atletas?






A palmilha do próprio coturno ou tênis pode ser suficiente, mas uma avaliação especializada é recomendada. Possuímos a habilitação e o instrumental para diagnosticar a sua necessidade (avaliação individualizada). Se houver necessidade poderemos confeccionar uma palmilha para coturno ou para seu tênis, indicada para a respectiva prática militar e ou esportiva.

Nas palmilhas especiais são incluídos materiais com várias características, como a de absorção de impacto, auxilio na propulsão da marcha ou corrida e no amortecimento.

Agende seu atendimento por ecofisio@gmail.com (Zonal sul Rio de Janeiro)

Locais e datas de exposição produto, avaliação e confecção da sua palmilha:

Rio de Janeiro – Praia Vermelha (9 e 10 março 2019 – 8 às 17 hs)
            Santa Maria (RS) – Entrada Campus UFSM (13 à 14 abril 2019 – 9 às 18 hs)
Brasília – Em frente QG (8 e 9 junho 2019 – 9 às 18 hs)

IMPORTÂNTE: No dia em que for para a avaliação leve o tênis ou coturno que deseja avaliar e se for o caso substituir a palmilha original pela nossa termomoldada especial.


Notas do autor:
1_Uma meta-análise sugeriu que as palmilhas de cunha laterais podem melhorar o ângulo femorotibial, mas não são benéficas para dor e as funções na osteoartrite do joelho. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6304499/

2_As órteses do pé podem aliviar a dor e a incapacidade na artrite reumatoide, mas não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos controle e intervenção.
https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11136-018-1913-5

3_Palmilhas de cunha laterais produzem pequenas reduções nos ângulos de adução do joelho e momentos externos e aumentos moderados na eversão do tornozelo. A adição de um suporte de arco a uma cunha lateral minimiza a alteração de eversão do tornozelo e também minimiza as reduções de momento de adução. A escassez de dados disponíveis sobre outros tipos de palmilhas e outros resultados biomecânicos apresenta uma oportunidade para pesquisas futuras.
https://bjsm.bmj.com/content/52/4/238